segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Qualidade de vida em Faro

Em relação à Poluição, há a visual, que se destaca nas enormes e abundantes casas em ruínas, espalhadas pela cidade inteira, estando mais concentradas na baixa de Faro.
Existe também bastante poluição ambiental, chegando mesmo a existir zonas de urbanizações com pequeno espaços verdes replectos de lixo.

Em relação ao Ordenamento do território, Faro está simplesmente, na sua maioria, desordenado.
Existem zonas com grandes contrastes, desde edifícios modernos ao lado de ruínas e zonas degradadas, à falta de parques de estacionamento e até mesmo zonas negligenciadas pela falta de interesse de remodelação urbanística.
Existem hotéis cuja fachada está virada para ruínas, o que afecta a cidade tanto em termos turísticos como em termos paisagísticos, ou zonas onde este desequilíbrio é levado ao extremo com a existência de hospitais privados a meros metros de distancia de zonas degradadas e ruínas.

Felizmente, Faro está bem guarnecido relativamente à existência de Espaços verdes. Existem alguns, como o jardim da Alameda, bem tratados e bastante agradáveis e zonas onde o equilibro entre Espaços verdes e urbanizações está muito bem conseguido, mas nem tudo é bom, existem também zonas com Espaços verdes poluídas.

No que diz respeito às infra-estruturas desportivas, Faro é uma cidade de altos e baixos, tudo depende do Desporto em questão. As infra-estruturas Desportivas devem primar pelo modernismo e qualidade, no entanto não podem deixar de estar em função da relação espaço/praticante.
     
Na cidade, em alguns casos, até podem existir excelentes condições em vários desportos (natação, futebol de “rua”, atletismo, desportos náuticos, desportos radicais) devendo manter-se essa mesma qualidade. No entanto, existem algumas  infra-estruturas desportivas que necessitam ser restauradas, reconstruídas ou melhoradas  (dança – todas as variantes, Futebol, Futsal, Basquetebol…) pois deve-se ter em conta os desportos praticados e também os que trazem mais prestígio a cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário