segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Qualidade de vida

Nos dias que correm, apesar da grande evolução tecnológica, constata-se que a ciência, por si só, não satisfaz as necessidades ditadas pelo Homem.
O conceito de Qualidade de vida começou a ser usado nos debates públicos à volta de temas como o meio ambiente e a deterioração das condições de vida urbana.
No séc. XX, caracterizado pelas formas liberais, foram tomadas várias medidas na Europa com o objectivo de melhorar a qualidade de vida da população, estudada pelas ciências sociais, que surgiram, nos anos 50 e 60, como resposta à crescente preocupação pelo bem-estar humano. A sua finalidade era medir esta realidade através de critérios e dados objectivos.       
Estes dados foram-se aperfeiçoando, o que levou a um processo de diferenciação entre os indicadores sociais e o conceito de qualidade de vida.
Nos finais do séc. XX, nas sociedades industrializadas, as mentalidades, as aspirações e as preocupações das populações, são cada vez mais dominadas pela procura de uma melhor qualidade de vida que constitui um produto central na sociedade de consumo.
Melhorar as condições de vida e do ambiente, “cultivar” o bem-estar e sentir-se bem são o centro de preocupações de qualquer indivíduo.
Actualmente, a qualidade de vida emerge, assim, em duas vertentes/percepções:
-        A de dimensão qualitativa e subjectiva que se desenrolam tanto ao nível:
o       individual (o grau de satisfação com a vida, a felicidade, as percepções de bem-estar e de saúde, …);
o       nível colectivo (a capacidade participação cívica, a capacidade de influenciar os desenvolvimentos sociais, …).
-        A de dimensão quantitativa e objectiva, que condiciona e circunscreve:
o       A vida individual (o grau de instrução, a literacia, o rendimento, o acesso a bens e serviços) ;
o       A vida colectiva (as condições ambientais, as condições socioeconómicas, a disponibilidade de bens e serviços públicos, o desempenho dos sistemas de segurança social, o nível de desemprego).

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