quarta-feira, 18 de maio de 2011

Objectivos do Blog

Criámos este blog com o objectivo de alertar a população farense para os aspectos referentes à Qualidade De Vida em Faro, sejam eles paisagísticos, culturais, etc.
Publicámos pois, com esse objectivo, todas as nossas pesquisas e trabalho de campo realizados nos passados meses, de modo a que a população seja mais activa no melhoramento da nossa qualidade de vida.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Palestra, 3 de Fevereiro de 2011

A qualidade de vida na cidade de Faro é uma temática que despoleta o interesse de toda a população escolar. Por isso, deparámo-nos com a obrigatoriedade da divulgação deste tema, abarcando prioritariamente os subtemas Ordenamento do Território (O.T.) e Desporto. Optámos pela realização de uma palestra, dada por uma entidade especializada que conseguisse tocar em todos estes assuntos de uma forma fulcral e esclarecedora. Para isso, ninguém melhor do que o Eng. Bruno Lage, engenheiro do ambiente e mestre em gestão e politicas ambientais. Trabalha na área da consultoria ambiental e é presidente da Associação Faro 1540 (http://www.faro1540.org/), Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro; É  membro das Direcções Nacionais da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente e do Movimento Regiões Sim!

O projecto da Palestra recaía sobre a seguinte ordem: 1- Divulgação científica (onde os alunos seriam informados sobre dados importantes e tomariam consciência da qualidade de vida dos farenses); 2- Espaço para questões (caso o auditório pretendesse colocar dúvidas ao orador). Procedeu-se a um espaço de troca de E-mails com o Eng. Bruno Lage de modo a tratar dos assuntos referentes á data da palestra, entre outros.
A Palestra foi de facto realizada no dia e hora previstos, tendo sido apreciada de forma bastante positiva, na sua maioria, por todo o auditório. O orador recaiu exactamente sobre o cerne das questões de interesse de todos nós. De um modo geral, falou-se dos aspectos que conduzem a uma boa qualidade de vida, da construção na praia de Faro, nas habitações degradadas na cidade (mau aproveitamento do território da cidade), da falta de espaços verdes e de lazer, mau estado de conservação dos espaços desportivos e carência dos mesmos.
Em suma, o “produto palestra” foi muito bem conseguido, tendo ido de encontro minuciosamente á divulgação que idealizámos.


Para mais informações consulte o boletim informativo da Associação Faro 1540.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Realização da maqueta

O grupo realizou uma maqueta que ilustra zona da cidade de Faro, Horta da Areia, remodelada, de modo a corresponder ás necessidades de Faro.